Dicas para se hidratar nos dias frios

A nutricionista Carla Rodrigues dá dicas de como podemos nos hidratar durante o inverno.

Qual a importância da hidratação?
A hidratação é um processo que começa de dentro para fora. Não adianta usar cremes hidratantes caros se você não ingere líquido suficiente e não mantém uma alimentação saudável. A nossa pele está sujeita a mudanças de temperatura, umidade do ar e outros fatores externos que podem trazer efeitos nada agradáveis para a aparência e para a saúde do tecido epitelial. Para minimizar estes efeitos, são necessários alguns cuidados básicos, como a hidratação. No inverno, ela é essencial para uma pele macia e sem ressecamentos.
Por que sentimos menos sede no inverno?

A sensação de sede diminui, mas a importância do líquido para o organismo não. O consumo de cerca de dois litros nesses dias mais frios é importante para evitar problemas renais, doenças de pele e desidratação.

Qual é a quantidade diária recomendada?

Depende de pessoa para pessoa para que não aconteça um excesso, que poderia ser prejudicial à saúde. Em média geralmente o ideal é mais ou menos 1 a 1,5 litros de líquidos por dia.
Água, chimarrão, suco e outros líquidos podem entrar na conta?

Sim, podem entrar água, sucos naturais, chás, alimentos (frutas, verduras e legumes). Sempre lembrando que água sempre é o melhor. Chimarrão também ajuda, mas cuidado. Ele é diurético, por isso, devemos ficar atentos às quantidades.


Podes dar seis dicas para as pessoas tomarem água no inverno?

1 - Aumente a ingestão dos alimentos ricos em água. Frutas como melão, melancia e laranja, e legumes e verduras como chuchu, pepino e alface, são boas opções.
2 - Invista nas sopas. Além de terem água, podem trazer outros nutrientes importantíssimos.
3 - Aposte nos chás, principalmente os naturais, como os de camomila, erva-cidreira, erva-mate, etc.
4 - Nunca esqueça da água. Para não fugir dela só porque está mais frio, leve sempre uma garrafinha. Tenha uma na bolsa, outra no quarto e também no trabalho. Ela vai estimular sua vontade de beber o líquido pelo simples fato de querer ver a garrafinha vazia.
5 - Outra dica é estipular horário para beber água. Que tal colocar seu celular para despertar a cada hora e, ao soar o alarme, ir beber um copo ou dois? Comece aos poucos e logo se tornará um hábito.
6 - Se é do gosto da água que você não gosta, apesar de ela ser insípida, experimente aromatizar a sua, colocando uma rodela de limão, laranja, uma lasca de maçã ou algumas folhas de hortelã. Você vai ver como fica diferente.

Quais os benefícios da água para o corpo?
Perda de peso - Ajuda o corpo a eliminar os subprodutos da gordura, reduz a fome, suprime o apetite, e não tem calorias.
Remédio natural para dor de cabeça – Alivia a dor de cabeça e das costas resultantes da desidratação.
Deixa a pele mais jovem – Rejuvenesce, pois hidrata a pele, repõe os tecidos da pele, humidifica a pele e aumenta sua elasticidade.
Melhora o exercício - Regula a temperatura do corpo, permitindo que tenhamos mais energia ao fazer exercícios, e também melhora a atividade muscular.
Ajuda o intestino funcionar melhor - Tomar água 20 minutos antes das refeições e 2 horas após regula o intestino. Não deve ser tomada com as refeições, pois prolonga o tempo de digestão. Se a dieta contém fibras e grãos, a pessoa terá mais sede.
Menos cãibras - A hidratação lubrifica as juntas e músculos e reduz os sintomas da artrose, artrite e reumatismo, além de diminuir as cãibras.
Menos chances de adoecer, de ter resfriados e gripes - Melhora o sistema imunológico e previne contra gripes e resfriados.
Alivia a fatiga - Elimina as toxinas e subprodutos do corpo. Sem água suficiente, o coração trabalha mais para bombear o sangue oxigenado para todas as células e órgãos vitais, e os órgãos ficam exaustos. A água traz alívio instantâneo da fatiga e irritabilidade.
Bom humor - Nosso corpo se sente mais disposto e nos sentimos mais felizes.
Reduz o risco de câncer - Muitos estudos mostram que tomar água pode reduzir os riscos de câncer de cólon, pois a água dilui a concentração de agentes causadores de câncer na urina, e reduz o tempo de contato desses agentes tóxicos com a bexiga.
Fonte: Barra de Cereal - Aline Mendes


0

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...