Benefícios do limão


O limão é uma fruta com baixíssimo valor calórico, fonte de fibras e vitamina C, tiamina e riboflavina, além de minerais como fósforo, silício, cálcio e ferro. 
Uma substância presente na casca, chamada d-limoneno, é rica em flavonoides, que possuem ação antioxidante que previne a ação dos radicais livres.

Você sabia que tomar tomar diariamente, em jejum, um copo de água com algumas gotas de limão estimula o transito intestinal e tem ação desintoxicante e descongestionante?




Podemos ingerir o suco do limão em jejum? Qual é a quantidade diária recomendada? A nutricionista Barbara Riboldi, da Clínica Nutrissoma, esclarece dúvidas que eu trouxe as minhas leitoras do blog.
Quais os segredos do limão?
É uma fruta com baixíssimo valor calórico, boa fonte de fibra e vitamina C, além de conter outras vitaminas (tiamina, riboflavina) e minerais (fósforo, silício, cálcio e ferro).
Grande parte dos seus benefícios estão vinculados a uma substância presente na casca chamada d-limoneno (rica em flavonoides). Esses flavonoides, possuem ação antioxidante que previne a ação dos radicais livres.


O limão ajuda a emagrecer?
Esse mito deve-se ao fato dele ser rico em ácido cítrico, que é considerado um adstringente da gordura. Porém, essa ação ocorre no estômago, e a absorção de gorduras ocorre no intestino.



Qual o benefício de tomar o limão em jejum? Qual é a recomendação?
O aconselhamento do consumo de limão em jejum tem origem na medicina indiana. A recomendação é tomar diariamente, em jejum, um copo de água com algumas gotas de limão.
A ação do limão combinado com a água morna será estimular o transito intestinal, e aproveitar a ação desintoxicante e descongestionante do limão.

Qual é a quantidade diária recomendada?
Um limão por dia. É aconselhável o consumo de outras frutas ao longo do dia, lembrando da importância de variar os alimentos, pois cada um contém diferentes minerais, vitaminas e princípios ativos.

Quais os cuidados que devemos tomar?
Para que tem hipersensibilidade nos dentes, orienta-se usar canudo para evitar o contato excessivo do limão com o esmalte dentário. Cuidado com o sol após espremer o limão. Após manejá-lo, deve-se lavar bem as áreas da pele que entraram em contato com o alimento para evitar manchas.

Dicas da nutri:
- Consumir o suco de limão junto ao almoço é uma ótima opção para quem quer poupar calorias. Além disso, a vitamina C presente no suco potencializará a absorção de ferro dessas refeições.
- O limão ajuda a conservar alguns alimentos. Por exemplo, ao picar uma maçã ou ralar uma cenoura, esprema um limão para para evitar o escurecimento delas.

RECEITA DA NUTRI
PARA TOMAR EM JEJUM
Suco detox 1
½ limão com casca
½ copo chá verde
4 folhas de hortelã
2 colheres de sopa de chia

Suco detox 2
1 folha de couve
½ limão com casca
½ pepino sem casca e sem semente
1 colher de chá de gengibre ralado

LANCHES
Opção 1
1 abacate pequeno amassado
Suco de ½ limão
1 colher de sopa de açúcar mascavo


Opção 2
80g de polpa de açaí congelada
suco de um limão
1 colher de sopa de guaraná em pó

NAS REFEIÇÕES
- Utilizar o limão em temperos para carnes e saladas

Vinagrete de limão
1/4 copo de suco de limão
2 colheres de sopa de aceto balsâmico
1 colheres de sopa de mostarda Dijon
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Fonte: Barra de Cereal


3

3 comentários:

Unknown disse...

Amoooo limão, se deixar tomo limonada td dia haha

Post bacana!
Bjoo!
Blog da Thaby | Fanpage

António Je. Batalha disse...

Blog encantador,gostei do que vi e li,e desde já lhe dou os parabéns,também agradeço por partilhar o seu saber, se achar que merece a pena visitar o Peregrino E Servo,também se achar que mereço e se o desejar faça parte dos meus amigos virtuais faça-o de maneira a que possa encontrar o seu blog,irei seguir também o seu blog.
Deixo os meus cumprimentos, e muita paz.
Sou António Batalha.

Alécia Magalhães disse...

Amooo limão. Por um tempo fiquei sem tomar por conta de dores estomacais, mas depois de uma consulta fui liberada. Amei as dicas e esclarecimentos.
Blog ArroJada

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...