WHEY PROTEIN: QUEM PODE CONSUMIR?


Se você acredita que o suplemento é válido somente para atletas, é melhor rever seus conceitos. A nutricionista Geórgia Bachi, em seu livro “Dieta com Whey Protein”, garante que ele pode ser usado por qualquer pessoa. Entenda melhor aqui




Ao fornecer muito mais benefícios do que se pode imaginar, o whey protein, proteína do soro do leite, não é indicado apenas para os praticantes de atividades físicas – crianças, idosos e gestantes também podem fazer uso desse suplemento alimentar. Isso porque possui uma alta concentração de nutrientes, como proteínas, carboidratos, cálcio, fósforo, selênio, magnésio, potássio, zinco, vitaminas B2 e B12, todos fundamentais para a manutenção da saúde humana.
O discurso de que só atletas podem consumi-lo é um apenas um mito, que começou a ser desconstruído na década de 70, quando estudos comprovaram sua eficácia no tratamento de certas doenças, como a putrefação intestinal. Desde então, o  whey protein passou a ser integrado às dietas nutricionais, descobrindo-se mais tarde sua importância no crescimento e construção de tecidos como cabelo, pele, unha e músculo. A proteína do soro do leite não é apenas um nutriente e sim um alimento completo, seu alto valor biológico atua nas funções corpóreas, por exemplo, reduzindo a pressão arterial e fortalecendo o sistema imunológico.
Em seu livro “Dieta com whey protein”, a nutricionista esportiva Geórgia Bachi ressalta que as pessoas que consomem essa proteína do leite, independentemente se malham, treinam ou praticam esportes, garantem uma vida mais equilibrada e imune a doenças. Ou seja: a opção por consumir o whey protein aumenta a qualidade e a expectativa de vida.
Geórgia também entra em um assunto polêmico, colocando-se a favor do consumo do soro de leite desde a infância. Ela, inclusive, dá dicas para inserir a suplementação na vida dos pequenos, como trocar o achocolatado em pó pelo whey protein sabor chocolate, na mesma proporção, ou substituir biscoitos recheados por barras protéicas, que fornecem muito mais nutrientes.
Para os adultos, a especialista aconselha a ingestão do whey em pó, que é a sua forma mais comercializada e mais fácil de encontrar. Em qualquer uma de suas versões (isolado, hidrolisado ou concentrado),  é possível acrescentá-lo em receitas domésticas como shakes e bolos. O whey concentrado vem com 35% a 80% de proteína, sendo que o restante de sua composição é de carboidrato e gordura. Na forma isolada, o suplemento em pó tem concentração de proteína superior a 90%, é praticamente nulo de gordura e carboidrato e promove uma absorção mais rápida. A terceira e última opção, o whey hidrolisadoé a mais nobre, pois passa por um processo  de hidrólise, em que a proteína é pré-digerida, resultando em aminoácidos livres, prontos para o organismo utilizar.
Decidiu dar uma chance ao suplemento? Confira a seguir três receitas práticas com whey protein elaboradas por Geórgia Bachi, que você pode inserir em sua dieta e adaptar às suas preferências. Só não esqueça que uma dieta com whey não tem efeito milagroso – é preciso conciliá-la a uma alimentação equilibrada e à prática de exercícios físicos.
Omelete protéica
Ingredientes
- 1 gema
- 4 claras
- 35g de whey protein sabor baunilha
- 2 fatias de peito de peru
- 1 colher (sopa) de queijo cottage
- Sal a gosto
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque as claras e a gema e misture bem. Adicione o whey protein, as fatias de peito de peru picadas, o queijo cottage e o sal. Unte uma frigideira com óleo. Despeje a mistura e acrescente 2 colheres (chá) de água. Deixe até dourar.

Cappuccino achocolatado
Ingredientes
- 1 colher (chá) de café solúvel
- 100 ml de leite desnatado gelado
- 200 ml de sorvete de creme light
- 30g de whey protein sabor chocolate
- 5 cubos de gelo
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até que se forme uma mistura homogênea. Sirva em seguida.

Barra protéica
Ingredientes
- 1 banana amassada
- 1 colher (sopa) de manteiga de amendoim
- 1 colher (sopa) de adoçante culinário
-1 e ½ xícara (chá) de aveia em flocos ou quinoa
- 120g de whey protein
- 200 ml de bebida de soja zero
- 4 castanhas-do-pará picadinhas
- 1 pitada de canela
Modo de preparo
Misture tudo e coloque em uma assadeira forrada com papel-manteiga e untada com óleo de coco. Asse por 15 a 20 minutos. Espere esfriar, corte e embrulhe com papel alumínio.

Fonte: Sua Corrida 


0

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...