ISOTÔNICO: BEBA SEM PREJUDICAR A SAÚDE


O consumo inadequado pode agravar doenças como diabetes, hipertensão, disfunções renais e ganho de peso. 



O isotônico é um produto bastante consumido pelos corredores. Usado para repor as energias, ele também retarda a fadiga muscular, melhora a performance em atividades de longa duração e repõe a perda de sódio, potássio e fósforo, entre outros sais minerais.
De acordo com a nutricionista Michelle Carpiné Ost, da Unimed Costa Oeste, as bebidas esportivas promovem uma absorção rápida destes sais pelo organismo e ainda fornecem carboidratos, que servem de energia para osmúsculos durante os exercícios, prevenindo câimbras e hipoglicemia. “Consequentemente, esse tipo de bebida faz com que a pessoa consiga treinar por mais tempo, com menos desgaste”, observa Michelle. O isotônico também é indicado para pessoas com desidratação causada por intoxicação alimentar, diarréia ou outras disfunções do organismo.
Momento certo
No entanto, a atenção deve ser voltada para a real necessidade do corpo em relação ao isotônico. A nutricionista explica que todo exercício resulta na perda de água pelo organismo, mas nem sempre é necessária a reposição dos sais minerais. “Para quem pratica atividades com duração de até uma hora – cerca 10 km para os corredores – o isotônico ainda não é necessário. Porém, para corridas com maiores distâncias, como a meia maratona, ele é indicado como forma de manter uma prática esportiva segura”, ensina. Além disso, o uso inadequado pode agravar doenças como diabetes, hipertensão, disfunções renais e até mesmo resultar no ganho de peso, devido ao carboidrato em excesso.
Como consumir
Não existe uma regra a ser seguida, mas a diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte recomenda a ingestão de 150 mL a 200 mL de água a cada 20’ e, após 1h de atividade, que seja acrescentado o consumo do isotônico, totalizando 500 mL/h. Para se ter uma noção, a reposição necessária de carboidratos para manter a glicemia e retardar a fadiga é de 30 a 60 g por hora, em uma concentração de 6 a 8%, para evitar desconfortos abdominais.
O pós-treino, ou pós-prova, também merece atenção. Nesse momentos, vale apostar em bebidas energétcas com a mproporção de três parte de carboidrato para uma de proteína.
“O consumo de frutas também é indicado”, diz Michelle. Ela também explica que, para calcular quanto foi perdido de suor, o ideal é que a pessoa se pese antes de começar o exercício e após – se houve uma perda de 400 gramas, por exemplo, cerca de 400 ml de líquido deve ser reposto. “Indico que se reponha essa quantidade com metade de água e metade deisotônico”, conclui.

Fonte: Sua corrida


0

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...