Doenças Crônicas Não Transmissíveis – Prevenção





As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são as principais causas de mortes no mundo, e tem gerado elevado número de mortes prematuras, perda de qualidade de vida com alto grau de limitação nas atividades de trabalho e lazer. São quatro os principais grupos de DCNT: circulatórias,câncer,respiratórias crônicas e diabetes.
A etiologia (estudo da origem) múltipla das DCNT não permite que elas possuam causas claramente definidas. No entanto, as investigações biomédicas tornaram possível identificar diversos fatores de risco, classificados em não modificáveis (sexo,idade e herança genética) e comportamentais “modificáveis” (tabagismo, alimentação, inatividade física, consumo de álcool e outras drogas).
Os fatores de risco para estas doenças são amplamente estudados em todo o mundo com análises específicas para diferentes populações devido a relação de inúmeros indicadores de estilos de vida – alguns indicadores impeditivos para o desenvolvimento dessas doenças é sem dúvidas a opção por um estilo de vida mais saudável (prática de atividade física, alimentação baseada em frutas, verduras e alimentos naturais, saúde mental, familiar e profissional).
De acordo com o Ministério da saúde, esses fatores de risco modificáveis contribuem para um aumento da prevalência de excesso de peso e obesidade, que no Brasil atingem 48% e 14% dos adultos, respectivamente.
As investigações científicas atuais demonstram que o acúmulo de toxinas no organismo é a porta de entrada das doenças. A maioria dos efeitos tóxicos e degenerativos de uma alimentação rica em proteína vem da carne. Além da toxidade relacionada ao ácido úrico e purinas, a carne consumida atualmente, inclusive peixes TEM APROXIMADAMENTE QUINZE VEZES MAIS PESTICIDAS E HERBICIDAS do que a comida vegetal e os laticínios, cinco vezes mais, o que torna a característica dessa alimentação ácida ( e quanto mais ácido nosso organismo estiver pior!). A maior parte das pessoas acometidas de câncer apresentam hiperacidez corporal (ph no tecido de 4,5). Por isso na sociedade atual é frequente encontrar pessoas pessoas com doenças na tireóide,câncer… porque atualmente são valorizados os alimentos que proporcionam ao organismo um ambiente de ph baixo. O cosumo insdiscriminado de açúcar produz ph ácido.
A prática da alimentação consciente aumenta a imunidade do organismo e minimiza impactos da degeneração provenientes do estilo de vida moderno. MESMO TENDO A HERANÇA GENÉTICA PARA ESTAS DOENÇAS PODEMOS NÃO DESENVOLVÊ-LA. Alimentos frescos, orgânicos, crus, fermentados e germinados possuem enzimas, vitaminas, minerais, gorduras (ácidos graxos poliinsaturados e lipídios estruturados) são alcalinizantes e fortalecem os sistema vascular, o coração, o sistema digestivo, a imunidade, ou seja, o organismo como um todo.
Portanto, o organismo tem que preservar a alcalinidade do sangue para poder manter-se saudável. A hiperacidez precede e provoca a doença. O corpo sucumbe à desordem física quando seus próprios dejetos tóxicos ácidos se acumulam até o ponto onde a resistência orgânica é vencida e o corpo torna-se susceptível às doenças degenerativas.

Fonte: Nutri +, preventdisease.com

Ótima semana e treinos!! :)

Beijos,

Andréia Napoleão



0

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...