O que aconteceu na moda em 2010?



Para a moda, o ano de 2010 foi cheio de curvas. Não que as coisas tenham ido e voltado o tempo inteiro. As curvas estiveram, isso sim, no corpo das modelos. Retrospectiva do ano que passou – e veja: muita coisa aconteceu.


A começar pela trágica morte de Alexander McQueen, em fevereiro, passando pelas extravagâncias de Lady Gaga e seu vestido de carne, até a ascensão da modelo transexual Lea T (que até entrevista para Oprah Winfrey deu).


Veja o que mais 2010 nos reservou.


Corpo | Várias foram as marcas que deixaram os modelos magérrimas de lado. O ‘plus size’ deixou de ser um nicho isolado e ganhou as passarelas das principais semanas de moda. Nessa levada, a modelo Tara Lynn (foto) teve destaque.


Prodígio | Pedro Lourenço tem a moda no DNA. Ele é filho dos estilistas Gloria Coelho e Reinaldo Lourenço. Sua primeira coleção oficial foi aos 12 anos de idade, para a Carlota Joakina, marca da mãe. ‘Oficial’, porque desde bem antes ele já brincava de criar coleções. Isso deu a ele o apelido de ‘Mozart da moda’. O estilista, de apenas 20 anos, foi aplaudido em sua estreia na Semana de Moda de Paris.


Rapidez | O termo ‘fast fashion‘ ainda pode ser pejorativo, mas certamente perdeu muito da conotação de moda descartável em 2010. Várias redes se uniram a grandes nomes para criar coleções com informação de moda para um público menos abastado. Foi o caso da Osklen, de Oskar Metsavaht, com a Riachuelo; Reinaldo Lourenço, Maria Bonita Extra, Gloria Coelho, Amir Slama, Espaço Fashion (além de um time de celebridades) com a C&A; fora do Brasil, a Lanvin, com Albar Elbaz, criou peças para a sueca H&M; e o público brasileiro começou a aguardar a vinda da Top Shop.


L’Enfant Terrible | Alexander McQueen foi um divisor de águas na moda contemporânea. Em fevereiro, aos 40 anos, o estilista foi encontrado morto em sua casa, em Londres. Ele havia se suicidado, pouco tempo depois da morte da mãe, a quem era muito ligado. Com suas diversas fusões de referências e linguagens, McQueen estava prestes a lançar uma nova marca, a McQ.


Beijos e Sucesso!
Andreia Napoleão.

1

1 comentários:

Giovanna Lino disse...

achei bem interessante essa sua recaptulada,
acho que a moda está ampliando seus horizontes e isso é melhor para todos
beijos
www.vidrinhosdagi.blogspot.com

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...